Como Poupar no forno da Cozinha

poupar forno cozinhaA cozinha é um dos grandes responsáveis por avultados gastos sejam em comida ou energia, já para não falar dos electrodomésticos que usamos diariamente.

Um desses que usamos e adoramos é o forno, mas apesar de os assados serem muitos saborosos podem representar grandes gastos em energia , para evitar isso apresentamos aqui algumas dicas para poupar no forno da cozinha seja este eléctrico ou a gás.

1-Opte por forno de lenha

O forno de lenha era presença assídua em muitas casas principalmente em vivendas, que permitia cozinhar deliciosas refeições e ao mesmo tempo cozinhar com os habituais tachos.

Actualmente existem destes fornos mais modernos e muito amigos da sua carteira pois com a mesma lenha pode aquecer a sua casa e até a água dos radiadores se tiver aquecimento central para além das refeições durante os meses menos quentes.

O conselho que aqui fica caso vive numa casa e tiver a possibilidade de adquirir um forno de lenha faça-o pois vai poupar muito dinheiro, pois a lenha ainda é mais barata que o Gás e a electricidade.

2-Ligue o forno para cozinhar várias refeições

Se gosta de comida feita no forno e não dispensa a mesma, opte por fazer mais de que uma refeição ao mesmo tempo. A título de exemplo pode fazer um frango no forno e aproveitar para fazer um bolo ou uma quiche dado que o forno já está quente vai gastar menos, e se optar por fazer o pão em casa colocar o mesmo a cozer nesta altura o gasto deverá ser menor decerto.

3- Evite abrir a porta do forno

Os fornos hoje em dia já possuem uma luz que permite ver a evolução dos seus cozinhados sem abrir a porta por isso não o faça sem ter necessidade para tal.

Segundo alguns testes efectuados ao abrir a porta muitas vezes vai perder-se em média 25% do calor e logo vai despender-se mais energia para reaquecer o forno

4 – Opte por forno ventilado

Os fornos eléctricos principalmente são munidos da mais recente tecnologia e uma delas é a ventilação que permite uma distribuição uniforme de calor pelos seus cozinhados e até cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo nas diferentes prateleiras como peixe ou carne.

5-Coza previamente os alimentos

Uma dica que lhe vai permitir poupar algum dinheiro no forno da cozinha é optar por pré -cozinhar no fogão ou placa de indução. Vamos pensar por exemplo as batatas no forno se puder opte por um tabuleiro que possa usar no fogão pode cozer as batatas e depois colocar a corar por exemplo no forno para dar cor.

Se pensarmos no peixe ou carne pode colocar o mesmo tabuleiro primeiro no fogão, depois o tempo que vai necessitar para acabar de cozinhar no forno vai ser mesmo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.