Como organizar o Orçamento familiar

orçamento familiarPonha em ordem as suas contas mensais.Tome nota de algumas dicas para estabelecer um equilíbrio entre as receitas e as despesas. Assim desta forma vai conseguir organizar o seu Orçamento familiar.

 

Nunca como agora, as famílias portuguesas se confrontaram com a necessidade decontrolar as suas despesas e adotar em casa, os instrumentos que as empresas jáadoptam no seu dia-a-dia, em matéria de controlo de
custos, de forma a manter positiva a sua actividade.

Embora em menor escala,também as famílias nacionais podem e devem socorrer-se das boas práticas empresariais para manter em ordem e organizar o seu orçamento mensal. Para isso existem sugestões básicas, que lhe podem ser muito úteis e de fácil compreensão.

Na prática,é só colocar quanto é que ganha num dos pratos da balança e, no outro, quanto é que gasta no fim do mês. No fim, verá o que lhe sobra.
Na rubrica da alimentação do seu orçamento familiar deve colocar o valor da prestação mensal, quer
seja por via do empréstimo bancário quer por aluguer.
No entanto, não se esqueça das despesas com o condomínio. A estes itens,junte as despesas fixas:
luz, água, telecomunicaçõese o gás. Tome igualmente nota das despesas que faz ao longo de
um mês.
Se o fizer durante dois ou três meses, ficará com uma ideia mais precisa de quais são os seus gastos médios para ter a dipensa abastecida. Nesta rubrica, inclua todos os gastos que faz tanto no supermercado como na mercearia ria do bairro, onde se abastece em pequenas coisas ou faz as compras
de último recurso.

Os gastos com a educação deve tarabém ser tomado em conta, pois representa uma quota com peso nas contas mensais.Além da mensalidade do escola (caso tenha o seu filho numa escola privada),nesta área do seu orçamento familiar deve,ainda,incluir os gastos com transportes, materiais escolares, livros e revistas.

Há que não esquecer a área da saúde. Tem que adicionar seguros médicos, dentista e remédios.
Inclua, ainda, no seu orçamento rubricas para as despesas com as roupas, cuidados pessoais, transportes (passe social, combustível, oficina e o seguro) ou lazer.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.