4 dicas para assegurar a sua reforma

Todas as pessoas devem pensar sempre no futuro e como vão sobreviver após a reforma. Actualmente o valor previsto da pensão está a baixar de ano para ano (quem se reformou no ano de 2012 teve uma redução de 3,92%, menos 39€ por mês numa pensão de 1000€). Por isso, apesar de ter menos rendimentos em 2013, não deixe de poupar para a reforma e veja de seguida 4 dicas para assegurar a sua reforma:

 

1-Defina um plano de poupança de quanto vai precisar para manter o seu nível de vida atualmente quando estiver reformado, ou seja, definir quanto vai poupar por ano.

 

2- Comece já a poupar pois a possibilidade de Amealhar é tanto maior quanto mais cedo se iniciar pois o esforço que vai ter que fazer vai ser menor e existe sempre a possibilidade de rentabilizar mais o dinheiro por que existe mais tempo para o fazer.

 

3- Ter disciplinada implica que estabeleça ma promessa consigo mesmo de todos os meses colocar parte do seu ordenado numa poupança, vai ver que com o passar do tempo se vai tornar automático e sem esforço .

 

4-Arrisque
Quando chegar a um momento em que já possui poupanças que lhe permite encarar o seu futuro financeiro com optimismo use uma parte delas e arrisque mas faça-o apenas até aos seus 50 anos. Aqui enquadraram-se aplicações financeiras com maior risco (ações) mas que podem garantir maior rentabilidade para o seu dinheiro se tudo correr bem.

Se isto não se encarar no seu perfil de investimento e for mais conservador opte por aplicações com retorno ainda que menor mas garantido

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.