Poupar nos combustíveis

poupar no combustivelCom o preço do petróleo a atingir novos máximos a velocidade da luz, apostamos que está tentada a encostar o carro ou tentar têm de aprender a poupar nos combustiveis.

Arrisco a afirmar que a insistente luzinha laranja, sinónimo de que a viatura está na reserva, incomoda cada vez mais, e sim ela não vai desaparecer de um momento para o outro. Sim, vai ter de voltar à bomba e confrontar os novos aumentos no combustível.

Em tempo de crise, reduzir a fatura do combustível pode não significar enriquecer, mas vai certamente contrariar tendência de rombo no orçamento familiar.

Atestar a viatura hoje vai ser mais caro do que ontem e,caso a tendência se mantenha, mais barato do
que amanhã.

Talvez daqui a uns anos já existam alternativas mais econónicas aos combustiveis, mas enquanto isso não acontece fique a conhecer algumas dicas para poupar dinheiro nos combustíveis.

Marcas Brancas

O “caro” póde diferir consideravelmente ‘ consoante os postos de abastecimento, pelo que ainda pode optar entre o mais e o menos caro. Dentro do mesmo distrito é possível encontrar diferenciais de preços que vão até aos 20 cêntimos e, num depósito de 60 litros, isso pode equivaler a uma poupança de aproximadamente 12 euros.

Os postos que distribuem combustíveis de marcas brancas tendem a praticar preços mais baixos e localizam-se, por norma, junto às cadeias de hipermercados.

Partilhar Carro
Já pensou dar ou ir de boleia para o trabalho com colegas que vivam perto de si? Mora longe de todos
eles?

Existem plataformas de carsharing na lnternet (www.carpool.com.pt; www.deboleia.com; www.energiapositiva.pt) ideais para a resolução do seu problema.
Num ápice vai encontrar parceiros compatíveis com o seu trajeto e comprovar que também existem “almas gémeas” de estrada.

 

 

PROIBIDO FICAR “APEADA” NAS AUTOESTRADAS

Os postos de abastecimento situados nas áreas de serviço estão no ranking dos mais caros, razão
pela qual deve parar numa bomba de gasolina:
— sempre que o carro esteja próximo da reserva
— antes de entrar numa autoestrada.

 

Manutenção em Ordem
Um carro em perfeita saúde é sinónimo de consumos normais. ‘ Para além de respeitar os períodos de manutenção aconselhados pelo fabricante, verifique frequentemente a pressão dos pneus (uma pressão inferior à recomendada conduz a um acréscimo de consumo de combustível até quatro por cento), o estado do filtro de ar e certifique-se de que a direção está alinhada.

 

Condução Inteligente

Conduzir a uma velocidade constante, evitando arranques ‘ bruscos, acelerações exageradas e travagens a fundo, é, segundo os especialistas, meio caminho andado para poupar combustível.
Uma utilização inteligente da caixa de velocidades também é aconselhável: deve trocar de mudança o mais rapidamente possível, de preferência entre as 2000 e as 3000 rotações por minuto, consoante seja um motor a diesel ou a gasolina.

 
Descontos em Combustíveis
Muitos postos de combustível têm parcerias que permitem aos clientes usufruir de descontos na altura de abastecer a viatura (se fizer compras acima de 30 euros no Continente, vai ter direito a um vale de descvonto de cinco cêntimos por litro na Galp;

Ao fazer compras acima de  15 euros  no LIDL, recebe um vale de até seis cêntimos de desconto por litro nas Bombas da  BP.

Se tiver o cartão Montepio Repsol apenas disponivel para associados, usufrui de um desconto imediato de seis cêntimos por litro no abastecimento de combustíveis na Repsol mediante apresentação do referido cartão. Os sócios do Benfica usufruem de descontos na Repsol

 Porém, há mais promoções, derivadas de outras parcenas, nomeadamente quando se tem cartões de crédito).

 

Mitos
É errado colocar a caixa de velocidades em ponto morto nas descidas com a convicção de que isso diminui o consumo. Para além de ser um risco para a segurança, vai conseguir o efeito precisamente contrário ao desejado.

 

OUTRAS
RECOMENDAÇÕES
• Informe-se sobre o estado do tráfego, de forma a poder
optar pelas estradas mais desimpedidas;
• Tire o pé do acelerador com tempo, quer seja para
abrandar ou parar
a marcha, sempre com a viatura engatada;
• Não taça viagens de carro quando a distância
não o justifique;
• Retire carga inútil do interior do automóvel;
• Recorra ao ar condicionado apenas em situações extremas;
• Sempre que abastecer ateste o depósito

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *